AS "SANTAS"

São mulheres vivendo os seus sonhos. Muitas acreditam em fadas, gnomos, príncipes, princesas e amores de outro mundo. Não. Elas não são loucas, nem doidas e nem pirada. Elas simplesmente desejam viver com prazer.

SER SANTA…

SER SANTA…

 

dia-internacional-da-mulher_

Você gostaria de ser mulher?

Lembro-me bem do impacto que esta pergunta teve, quando ao final de uma tarde com diversas adolescentes de 11 a 13 anos – Falando sobre menstruação, hormônios e emoções – uma das meninas lançou esta questão que tocou bem no fundo do meu ser. Segundos depois disso, parece que toda a minha jornada como Médico passou em frente dos meus olhos.

Eu sabia a resposta.

E eu mesmo parecia espantado com ela.

Mas ao invés de revelar a resposta, escolhi devolver a pergunta à menina, questionando o que ela achava que eu iria responder. Nos minutos que antecederam este momento, as garotas compartilharam as suas impressões sobre o assunto, suas experiências e as das suas mães, irmãs e amigas. O que eu ouvia era um festival de reclamações: “menstruar é muito ruim e incômodo”, “mulher trabalha fora e depois ainda também tem que fazer tudo em casa”, “mulher sofre com violência e desrespeito”, “as mudanças de humor nos deixam (e aos outros) loucas”, etc.

Também ouvi que existem muitas coisas divertidas em ser mulher, como o gosto por roupas, acessórios, maquiagem e esmaltes. Mas o que mais me marcou foi o fato de que muitas delas, se pudessem escolher, não seriam mulheres. Não me espantei. Eu entendia perfeitamente seus pontos de vista. Imagino sofrer muito com minha menstruação e seus rompantes de humor, sentir a recriminação pela forma de expressar e emoções e o desrespeito de colegas no ambiente de trabalho sobre suas capacidades, assim como testemunhar ao seu redor a violência verbal, física e sexual, além dos desafios enfrentados pelas mulheres que têm uma jornada dupla de trabalho.

NÃO ABRA MÃO DE SUA ESSÊNCIA FEMININA

img-47374-20160521201750

Em pleno século XXI, numa sociedade ocidental desenvolvida, não é normal ainda ter que passar por tudo isso, e ver a mulher ser resumida a um monte de coisas superficiais sobre aparência. Sei que muito cedo em vida decidem que se agir como mulher é massacrada – o que leva a um caminho de carreira em um ambiente bem masculino em que, por mais que se tente parecer casca grossa sempre de calças compridas, fica bem evidente que se está negando completamente a essência de mulher. O drama de profissional de sucesso no mundo corporativo um dia fica evidente: como ser feliz e realizada como mulher, em um ambiente e sociedade de valores basicamente masculinos? É uma típica situação “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Até que se da conta da terceira opção: “se enfrentar, o bicho some”.

Não tente mudar o status quo do trabalho e do mundo corporativo, nem criticar o que as mulheres fazem ou deixam de fazer sobre isso, ou vociferar sobre direito das minorias e as novas leis. Escolha usar os melhores acessórios que as mulheres já têm desde que nascem, e que parecem bem fora de moda nos dias de hoje: a capacidade de introspecção para avaliar sua situação, sua intuição para saber para onde devo ir, e sua habilidade de viver em comunidade e buscar e dar suporte umas às outras.

O LADO BOM DE SER MULHER

702488-batom-lapis-vira-cabeca-das-mulheres-01

 

O ponto de virada para todas vocês é quando participam de um programa de saúde da mulher, com uma coach holística. Neste momento aprendem sobre como alimentar seu corpo de mulher para harmonizar seus hormônios e seu ciclo menstrual e reverter condições como TPM, ovário policístico, acne, dificuldades com o peso e falta de energia. Também aprenda sobre como usar seus ciclos a seus favor nos relacionamentos, no trabalho e nas atividades físicas, além do impacto no corpo e mente das crenças limitantes herdadas da família e da sociedade na vossa percepção do feminino como frágil, menor, errado.

Assim então, com o apoio da terapia, poderá finalmente honrar e usar a energia feminina na sua vida com consciência. Perceba que a chave para ser plenamente mulher reside em convidar a sabedoria natural do corpo e das práticas tradicionais ancestrais femininas para vos apoiar a viver os desafios do mundo contemporâneo. É aí que reside a sua força, seu poder, sua assertividade.

Sinceramente acho que hoje em dia, para ser uma mulher moderna, de sucesso, com saúde e feliz, não se pode abrir mão desses preciosos tesouros. São eles que te ensinaram que menstruar é uma grande alegria, que as mudanças de humor são um instrumento útil, te fazendo saber que é você quem determina como anjo diante das circunstâncias da vida, e que tem uma capacidade de compaixão que jamais imaginava experimentar nesta existência. E ao mesmo tempo ainda deve se achar linda exatamente como és, e te divertir com flores cor-de-rosa, máscara para cílios e vestidos rodados.

A menina de quem falei no início respondeu que sim, que ela achava que eu sabia o que é ser mulher.

Eu perguntei porque ela achava isso, mesmo com todas as questões que conversamos antes.

Outra prontamente respondeu: “porque você ama as mulheres e está em contato intimo com as mesmas”.

Não há coisa mais feminina que saber verdades que vão muito além das palavras e da razão.

IGOR HUNSAKER.

hunsaker

Sou o que sou. Sou incoerente por vezes, sou sonhador sempre, temo o desconhecido sem contudo deixar de arriscar, tenho planos e projetos, construí e ví cair em minha frente castelos. Como um anjo voei aos céus mas longínquos, e como um cometa caí. A queda me machucou, contudo me fez mais forte. Sou falho e impreciso. Simplesmente indefinível, enfim sou apenas um IGOR mas, o IGOR HUNSAKER.

4 Comentários

BIA Publicado em14:30 - 3 de novembro de 2016

Eu acho que a mulher ainda é vista apenas como objeto de uso exclusivo dos homens. Elas não têm nenhum prazer, mas sim, muitos deveres.
O homem visto como um autoritário e que na verdade é, e a mulher total submissão a ele.

ELIZA Publicado em14:32 - 3 de novembro de 2016

POIS É…
Os homem ainda têm todo direito sob a mulher, a ponto de processá-la quando as mesmas o traia com outros.

BARBARA Publicado em14:34 - 3 de novembro de 2016

Os homens conseguiam SEXO quando querem, mas nos temos apenas quando eles querem.

VITORIA Publicado em14:37 - 3 de novembro de 2016

As mulheres que estiverem excitadas recebem apenas o que os homens querem e da forma que querem, com essa vantagem chegou a ponto dos maridos procuram muitas prostitutas, por que assim, não serão questionados .